Visitômetro

1 de maio de 2012

Superando a blushfobia ou perdendo o medo de virar Cosplay de Pikachu – meus blushes Natura Aquarela


Dias desses a Karen comentou no facebook sobre o mal uso (e abuso) do blush e o risco de se tornar um “cosplay do Pikachu”. Para quem não conheceu, Pikachu é essa figurinha amarela na foto acima, uma das espécies fictícias de criaturas pertencentes à franquia Pokémon. Pikachu é um Pokémon Elétrico com a capacidade de armazenar eletricidade em suas bochechas e liberá-la em ataques baseados em relâmpagos. E se mais alguém além de mim nunca ouviu falar no termo, Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês), que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", segundo a Wikipédia.

Por muito tempo eu evitei usar blush justamente por medo de me tornar “cosplay de Pikachu”. Durante as aulas sobre a maquiagem nas décadas do século XX eu quase sempre errava a mão e o lugar do blush! Ainda hoje a hora do blush ainda é tensa.

Durante muito tempo eu tive somente um duo bronzer da Natura Diversa já vencido desde 2007. Foi quando tomei vergonha na cara coragem e adquiri o meu primeiro blush, a cor 3 da Natura Aquarela que vocês verem nesta resenha. Pouco depois comprei outros três no estilo bronzer. Depois mais dois em mousse também da Natura que iam sair de linha. Semana passada chegou minha caixa da Natura e com ela mais quatro novos blushes. Ou seja, quando você menos percebe a compulsão já te pegou!

Faz tempo que eu desejo resenhar sobre blushes (sair um pouco do roteiro batom-máscara para cílios-lápis para olhos), mas não conseguia fotos satisfatórias, principalmente do produto aplicado no rosto. Mas como na semana passada completei a minha coleção de blushes em pó compacto da Natura Aquarela não resisti a resenhá-los mesmo sem as fotos de rosto. Espero que apesar disto, esta resenha seja útil para aquelas que desejam adquirir este produtos.

DSC08330Da esquerda para a direita, cor 2, cor 3, cor 4 e cor 5

A linha Aquarela não tem a sofisticação da linha Una, mas tem uns produtinhos com propostas bem interessantes, boa qualidade (ainda que nada de excepcional) e com precinho superamigo. O blush unitário em pó compacto é um destes produtinhos. As 3,5g de produto vem numa embalagem redondinha de 4cm de diâmetro, com tampa transparente que ajuda na identificação da cor, com excelente vedação. Simples, mas bonitinha. Apesar da aparente fragilidade, tenho levado os meus numa nécessaire lotada dentro de uma mochila pesada, cheia de trecos e ela continua intacta. Por ser pequenina cabe tranquilamente em qualquer nécessaire, bolsa ou mesmo bolso! Não tem cheiro algum e esfarelam pouco (e olha que eu uso pincel kabuki).

DSC08442Da esquerda para a direita, cor 2, cor 3, cor 4 e cor 5

A linha já teve seis cores, mas atualmente tem apenas quatro: cor 2, cor 3, cor 4 e cor 5. A cor 1 era um rosa claro e a cor 6 um beterraba que devia ficar bacana em peles negras ou morenas jambo (quando aparecer no empório eu compro!). Todos tem excelente pigmentação e durabilidade razoável (no dia a dia uso apenas sobre pó matificante translúcido e ele dura umas 4h debaixo deste eterno clima quente e úmido daqui de Salvador). As amostras no antebraço foram feitas sobre base e pó translúcido matificante. Que tal conhecer cada um deles?

A cor 2 é um alaranjado discreto, tendendo ao pastel sem sem esbranquiçado, com uma pitadinha de rosa, que quebra a gritância da cor, mas não o deixa coral. Eu diria que seu acabamento é acetinado. À primeira vista pode parecer uma cor estranha para blush, mas pelo menos no meu tom de pele “morena-clara-amarelada-encardidinha” dá um ar saudável, ou seja, cumpre sua função de blush. Meu xodó dos quatro!

DSC08344DSC08347  Cor 2 na luz fluorescente branca indireta (foto de cima) e na luz natural indireta de final de tarde (foto de baixo)
DSC08474Da esquerda para a direita, cor 2 esfumada e concentrada sob luz natural indireta

A cor 3 foi o primeiro blush que comprei, depois que experimentei o de uma amiga e me surpreendi com a pigmentação do mesmo. Sua cor é um rosa pink médio, e nos meus olhos tem um tico de nada de laranja, que abre a cor sem torná-lo coral. Sua pigmentação é a mais intensa dos quatro. Uma contradição para quem se considera blushfóbica, pois qualquer pincelada mal dada desperta o Pikachu que habita em nós! Atualmente, de todos os blushes que tenho é o que menor uso. Mas nem por isso ele deixa de ser lindo e um bom produto.

DSC08357DSC08361Cor 3 na luz fluorescente branca indireta (foto de cima) e na luz natural indireta de final de tarde (foto de baixo)
DSC08510
Da esquerda para a direita, cor 3 esfumada e concentrada sob luz natural indireta

Como no ciclo 6 estes blushes estavam em promoção de R$ 19,90 por R$ 14,50 (e com meu desconto de CN paguei apenas R$ 10,15), decidi completar a coleção comprando as cores 4 e 5. Nas fotos da revista ambos pareciam marrons aos meus olhos, mas na ao vivo eles são bem diferentes (fica a dica para a Natura: incluir informações sobre cor e acabamento na descrição dos produtos, concordam comigo?)

A cor 4 é um marrom médio quente, levimente rosado, com acabamento acetinado. Um blush para efeito nude, um produto curinga que, acreditem, eu até então não tinha. Para alguns tons de pele serve como queimador para fazer contorno. Acho que nas mais branquinhas rola se usar bem de leve, e nas muito negras acho que não deve aparecer. Na minha pele “morena-clara-amarelada-encardidinha” o resultado foi satisfatório no teste preliminares (devo usá-lo de fato esta semana). Foi o único que não consegui nenhuma foto boa em luz natural. 

DSC08367DSC08353Cor 4 na luz fluorescente branca indireta (foto de cima) e na luz natural indireta de final de tarde (foto de baixo)
DSC08538Da esquerda para a direita, cor 4 esfumada e concentrada sob luz fluorescente branca indireta

Quando experimentei com o dedo a cor 5 torci o nariz por dois motivos: sua cor parecia clara demais para minha pele e seu acabamento era cintilante. Mas ontem experimentei e meus preconceitos foram abaixo. A leve cintilância juntamente com a sua cor, um pêssego rosado suave, quase salmão, dá um volume iluminado discreto, tipo “tomei quinze minutos de sol as 6h da manhã”, tão natural foi o seu efeito sobre a minha pele. Me surpreendeu!

DSC08373DSC08369 Cor 5 na luz fluorescente branca indireta (foto de cima) e na luz natural indireta de final de tarde (foto de baixo)
DSC08507Da esquerda para a direita, cor 5 esfumada e concentrada sob luz natural indireta

A cada dia venho superando o medo de usar blush, afinal ele dá um tchan todo especial na maquiagem, concordam? A partir de hoje, mesmo com as limitações tecnológicas da minha câmera, o blush fará parte do roteiro de resenhas do Q.S.P.

Tenho gostado muito dos blushes compactos da Natura Aquarela e torço para que novas cores sejam lançadas (um coralzinho ia bem, não acham?). Pelas qualidades acima descritas, estes produtos merecem o selo de 100% recomendado pelo Q.S.P.

E vocês, o que acharam destes produtos? Quem já usa? Quem ficou com vontade de experimentar? Que cores gostariam que fossem lançadas?

Um abraço,

Evie

2 comentários:

  1. Muito boa a sua resenha, e gostei muito do seu blog.
    Continue com este excelente trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que você tenha gostado e se animado em ler outros textos.

      Visite sempre e comente quando quiser!

      um abraço, Evie.

      Excluir